Essa é uma pergunta muito comum nos dias de hoje.O famoso sistema operacional da Microsoft sempre predominou o mercado, por ser de fácil entendimento e com a interface bonitinha. Tudo aconteceu rapidamente, Bill Gates colocou o MS-DOS nos computadores mais baratos da época, os PCs, então o MS-DOS era o único SO para PC, logo, ao se comprar um PC, ele já vinha com o MS-DOS.
E já que todos tinham PC's com o Sistema Operacional da Microsoft, era justo que as escolas de informática ensinassem esse sistema. Daí começou a surgir empregos no setor da informática, isso levou muitas pessoas que não tinham computadores a entrarem nas escolas de informática, lá elas aprendiam a utilizar o MS-DOS, que era o Sistema Operacional da vez.
As indústrias de jogos queriam vender muito, então tinham que desenvolver seus jogos para rodarem no Sistema Operacional que estivesse dominando o mercado, que por sua vez, era o MS-DOS. E assim aconteceu com todos os outros tipos de softwares. Existiam vários outros Sistemas Operacionais na época, mas nenhum chegou a dominar a metade do que a Microsoft dominava, que chegou a ser 80% do mercado por muito tempo.
O império da Microsoft continuou no Windows que teve várias versões até chegar no atual Vista. Espantoso o crescimento da Microsoft. O Windows é um Sistema Operacional de interface tão amigável, que é possível uma pessoa aprender a utilizá-lo sem a necessidade de um curso especializado.
Porém, o desenvolvimento desse Sistema Operacional é tão complexo, mas tão complexo, que nem mesmo a equipe de desenvolvimento está dando conta do recado. A instabilidade e vulnerabilidade do Windows é tanta, que nem a própria Microsoft consegue resolver, e acabam mesmo tendo que lançar uma nova versão para disfarçar, Windows 95, Windows 98, Windows ME, 2000, XP, Vista e sabe-se lá o que mais virá pela frente.
Um estudante chamado Linus Torvalds resolveu desenvolver um Sistema Operacional eficiente, não é que conseguiu!?! Não vou contar aqui a história do surgimento desse Sistema Operacional pois foge o contexto, basta saber que Linus criou o Linux, um Sistema Operacional multi-tarefas e multi-usuário.
Este seria apenas mais um Sistema Operacional qualquer no mundo… se não fosse por uma coisinha que Linus fez. Tornou o Linux free e open-source. Free porque é grátis, ou seja, você não precisa pagar um centavo para adquirir o SO. Open-source porque tem o código fonte aberto, ou seja, você pode pegar os fontes, ler, alterar e redistribuir. Dai Linus colocou na internet e pediu uma ajudinha a quem se interessasse… adivinha o que aconteceu? Programadores do mundo inteiro se interessaram pela idéia e começaram a desenvolver o Sistema. Corrigindo problemas, melhorando tecnologias, acrescentando idéias e muito mais.
Imaginem só! Milhões de programadores analisando os códigos do Linux, procurando problemas para corrigir, melhorando o SO e ainda desenvolvendo novos programas. Não podia dar outra! Em tempo recorde… cerca de dez anos, o Linux se tornou incomparável, estabilidade e funcionalidade muito superiores ao Windows. Quando surgia um problema, o próprio usuário que o achou, rapidamente faz a correção e entrega a Linus, que este depois de aprovar lança pela internet a fora. Enquanto no windows, os programadores tem que esperar seus clientes reclamarem para o suporte, então, depois de milhares de reclamações, eles resolvem procurar o erro e lançar a atualização no site da Microsoft, pior ainda, lançar a correção só na próxima versão. Daí os clientes tem que comprar novamente o Windows para se ver livre dos erros.
A diferença de desempenho entre windows e Linux é tão grande, que um teste realizado em servidores Windows e Linux executando uma mesma tarefa chegou a ser 70% mais rápida no Linux. Lembrando que essa diferença pode variar de acordo com a tarefa e o serviço. Mas no geral, Linux é superior quando o assunto e rede, estabilidade e segurança. A prova disso, hoje em dia, faculdades e grandes empresas como bancos, provedores, organizações militares e muitas outras utilizam Linux em seus servidores, pois não querem ter seus arquivos danificados ou violados por falta de segurança e defeitos no SO.
Mas o grande desafio de Linus era tornar o Linux um sistema desktop sem perder seu timbre. Na verdade, esse desafio era do mundo inteiro. Foi moleza! Um grande exemplo está no Kinux Linux. Várias outras distribuições Linux também estão fáceis de usar e não perderam em nada seu poder. De uns tempos para cá, o Bill Gates está perdendo o sono, pois o Linux vem tomando parte do terreno desktop que o windows dominava. Lembrando que o terreno de servidores o Linux já dominou faz tempo. Cerca de 60% dos servidores mais importantes hoje, rodam Linux.
Agora, cada vez mais e mais usuários estão migrando para Linux. A única coisa que atrapalha um pouco é o fato do usuário ter que aprender a lidar com um SO diferente, pois já estão acostumados com Windows e Word. Daí, quando eles pegam no Linux ficam querendo fazer comparações absurdas. Como por exemplo reclamações sobre arquivos (.doc) e (.exe) não abrirem direito no Linux. Mas é claro. Esses formatos são exclusivos da Microsoft, e não deveriam nem abrir no Linux, os programadores Linux ainda quebram o “galho” fazendo com que esses documentos sejam abertos no seu sistema. Mas vejamos o seguinte, já que você está no Linux, por que não usar programas do tal? Todo, e qualquer programa que exista no Windows, exite um igual ou similar (Genérico) no Linux, que faz a mesma tarefa, e o melhor, GRATUITAMENTE.
Se você não gostou de alguma coisa, pegue o código fonte e altere a seu gosto. No Linux você pode saber perfeitamente o que está executando, não é igual ao Windows, onde o Microsoft Office envia seus dados pessoais e sua lista de programas para Bill Gates saber o que você usa.
Então de um lado temos, Windows, um sistema desenvolvido por uma equipe, um sistema que você tem que pagar caro para usar, se usar sem licença pode receber uma multa de 3000% por valor de cada software pirateado, um sistema onde você não tem acesso ao código, ou seja, não pode ver o que realmente esta acontecendo, um sistema considerado um dos mais vulneráveis do mundo, um sistema sem estabilidade, onde precisa ser reiniciado constantemente e trava o tempo todo.
E do outro lado temos o Linux, desenvolvido pelo mundo inteiro, totalmente grátis, de código aberto, você pode alterar, melhorar e distribuir, considerado um dos mais seguros do mundo, por ser um sistema Unix , com estabilidade total, você nunca precisa reiniciar, nem mesmo na configuração de rede, troca de IP e instalação de hardwares, softwares, não precisa reiniciar mesmo. E o mais impressionante, não trava!
Agora você pergunta… Porque usar Linux? Não sei! Na minha opinião, as pessoas devem usar o que lhes mais agradar.
Mas se mesmo assim você não encontrou motivo suficiente para usar Linux… então apenas faça como o mundo, siga a tendência, entre nesse bonde e use Linux, porque até o presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva já assinou uma lei dizendo que o poder público deve dar preferência a software livre. E os ministros prometeram transformar o Brasil no pólo do software livre da América Latina. O Brasil inteiro já está migrando para Linux, não fique para trás!
Seja Livre, abra a cabeça. Use Linux.
(Extraído de http://under-linux.org/4622-porque-usar-linux.html, e modificado por Victor Hugo.)"
http://www.guiadohardware.net/comunidade/linux/863408/
Nenhum comentário:
Postar um comentário